Garotada em ação no Proparki |
Desde 23 de junho, nas manhãs de 4ª feira, a Colibri vem participando do Proparki - Programa de Atividade Física para Pacientes com Doença de Parkinson, realizado pelo Departamento de Educação Física da UNESP (Rio Claro-SP).
O Proparki, apresentado à associação pela Profª Drª Lilian T.B. Gobbi, é um projeto de pesquisa e extensão universitária, que tem como principal objetivo a melhora na qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson através da prática regular de atividade física.
Turma da Colibri |
Durante uma hora semanal, os participantes do Proparki realizam exercícios que visam à reeducação de movimentos básicos (locomotores, estabilizadores, manipulativos), atividades lúdicas associadas a tarefcognitivas e assistem à palestras. Após esta etapa de adaptação, passam por uma bateria de avaliações para serem encaminhados ao programa de atividade física mais adequado às necessidades de cada um.
“Atualmente, cerca de dez associados da Colibri vão até Rio Claro participar das atividades. No entanto, estamos buscando, em parceria com UNIMEP, trazer o Proparki também para Piracicaba. Com a ajuda dos professores Clauberto e Pâmela, do curso de Educação Física, pretendemos ampliar o número de pessoas atendidas”, explica a presidente da associação, Maria Lúcia Pianelli Sant´Anna.