14 de abril de 2010

Colibri participa de pesquisa da UFMG

É com grande satisfação que a Colibri - Associação Brasil –Parkinson - Núcleo Piracicaba comunica que a Fisioterapeuta Adriana Wanderley Leva Martin Rocha defenderá, no dia 30 de abril, na UFMG, dissertação de mestrado, para a qual foi fundamental a participação de nossos associados.

A fisioterapeuta mineira (ver perfil no orkut) esteve em Piracicaba, no começo de março, onde realizou pesquisa com parkinsonianos cadastrados nesta associação. Sob a orientação do Prof. Dr. João Paulo Haddad, finalizou a dissertação de mestrado na UFMG, cujo título é “Fatores ambientais de risco para a Doença de Parkinson”. Os objetivos da pesquisa consistem em: descrever os fatores de riscos relacionados ao ambiente, com ênfase nos produtos de origem animal; estimar os valores de risco desses fatores e citar os fatores de proteção da DP, já que sua cura ainda não está definida.

Na ocasião em que veio a Piracicaba, a fisioterapeuta gentilmente realizou palestra sobre a atuação da Fisioterapia na Doença de Parkinson. Discorreu brevemente sobre a doença, suas alterações e tratamentos, dando enfoque maior na Fisioterapia, com orientações domiciliares de algumas atividades que as pessoas podem incluir no dia-a-dia para prevenir futuras alterações, principalmente posturais.

A Colibri cumpre, assim, prazerosamente, um de seus compromissos, que é a cooperação com o estudo e a pesquisa da Doença de Parkinson. Também quer agradecer a todos os associados pela colaboração pronta e amiga, bem como pela oportunidade de poder conhecer e contar com o carinho da amiga Adriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário